A alta temperatura é um ponto que requer muita atenção das empresas que trabalham com máquinas quentes. Garantir a segurança de seus colaboradores é o cuidado principal quando se trata do assunto!

Para isso, existem normas e medidas que podem ser tomadas garantindo a segurança e o conforto de seus colaboradores. Afinal, não só a segurança, como a satisfação e motivação, é essencial para obter resultados.

Normas para alta temperatura no trabalho

Antes de tudo, existem algumas regras específicas para garantir o conforto do trabalhador enquanto lida com alta temperatura no trabalho.

Por exemplo, a NR 17, que exige que o trabalhador seja exposto a temperatura entre 20º e 23ºC, com circulação de ar mínima e umidade igual ou superior a 40%. Já a ISO 7730 define as vestimentas que o colaborador deve utilizar de acordo com sua função garantindo proteção básica.

Por isso, é essencial os colaboradores utilizarem todos os EPIs necessárias e possíveis, garantindo seu conforto e proteção, podendo assim, realizar sua função livre de riscos.

EPIs para alta temperatura no trabalho

Os EPIs – equipamentos de proteção individual – garantem a segurança do trabalhador enquanto realiza seu trabalho em ambientes de alta temperatura.

As principais e mais utilizadas para este tipo de trabalho são as vestimentas térmicas que isolam o corpo dos fatores externos, diminuindo o incômodo causado pela temperatura. Da mesma forma, luvas térmicas servem para garantir a proteção das mãos do trabalhador contra queimaduras e acidentes enquanto manuseia equipamentos de alta temperatura.

Já para a proteção do rosto são utilizadas máscaras de proteção facial que protegem contra respingos quentes que podem causar queimadura e também com o calor direcionado a face do colaborador. Assim como também, os óculos de proteção, úteis até mesmo enquanto já utiliza a máscara, garantindo a segurança dos olhos. E não se pode esquecer de respiradores com filtro que limpam o ar inalado pelo colaborador e evita que respire partículas nocivas.

Medidas para lidar com a alta temperatura no trabalho

Além de seguir todas as normas e utilizar os equipamentos necessários ainda existem outras medidas que podem facilitar os colaboradores a lidar com a alta temperatura no trabalho. Uma delas, é o Nanothermic 3.

Desenvolvido pela Nanotech do Brasil, o N3 é um isolante térmico de múltiplas camadas capaz de revestir a superfície quente de equipamentos para promover proteção pessoal. Seus efeitos ajudam a evitar queimaduras e ainda contribui com economia de energia, proporcionando diminuição de custos com manutenção de equipamentos. A melhor opção para manter os seus colaboradores protegidos e a sua produção com alta performance.

Você pode encontrar o N3 em nossa loja virtual ou visitando nosso site para saber mais. Não esqueça de acessar nossas redes sociais e acompanhar nosso blog para mais matérias como esta.