Em mais de um ano de pandemia do covid-19 tivemos um aumento expressivo na quantidade de resíduos descartados. Descubra de onde vem esse lixo, os impactos que causa e como reduzir este consumo.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

O brasileiro descarta, em média, 1kg de lixo por dia. Já uma pessoa infectada pelo coronavírus chega a gerar sete vezes mais que isso, 7,5kg em média. Dessa forma, é possível imaginar como durante a pandemia produzimos bem mais resíduos do que antes.

O aumento do lixo não é gerado só para os cuidados com os infectados, mas também para seguirmos os protocolos de segurança. Com as pessoas passando mais tempo em casa evitando se expor ao contato com o vírus, os pedidos de delivery aumentaram consideravelmente, fazendo com que aumente o consumo de sacolas plásticas consequentemente.

Assim como a pandemia gerou aumento no lixo, também aumentou a coleta de materiais recicláveis. Porém, o aumento de até 30% na coleta de recicláveis não é tão empolgante ao considerar que a maior parte dos materiais coletados vão diretamente para aterros sanitários, já que muitas cooperativas de reciclagem tiveram que fechar ou diminuir suas atividades devido aos efeitos da pandemia.

Essas cooperativas, juntas dos catadores de lixo, são responsáveis pela maioria do lixo reciclado no país. Elas recebem o material já separado pelos catadores autônomos ou associados à cooperativa, levam para uma segundo triagem, prensam e vendem para empresas de reciclagem que reutilizam os materiais como matéria-prima.

O trabalho do catador, que é um pilar da reciclagem no Brasil, é responsável pelo sustento de diversas famílias em nosso território. Uma forma de colaborar é sabendo que você pode contratar os serviços de catadores autônomos para sua empresa, condomínio ou escritório. Você também sempre pode ficar atento ao encontrá-los passando em sua rua e entregá-los aquelas caixas de papelão que estavam guardadas há um bom tempo mas não sabia como descartá-las.

Com a noção dos impactos dos descartes de resíduos, se torna obrigação conscientizar as pessoas a sua volta, seja em sua empresa ou em casa. Especialistas dizem que a reciclagem é apenas a ponta do iceberg e que é preciso enfatizar a educação ambiental para lembrar a importância da sustentabilidade e a preservação do meio ambiente em todas as ações de nosso dia a dia. Confira algumas dicas para implementar essas ações em sua rotina:

Separe o lixo em casa. Estudos apontam que apenas 3% dos materiais recicláveis são de fato reciclados pela população brasileira. A partir do momento que entendermos que grande parte do que descartamos em casa pode servir para algo novo, devemos prestar mais atenção no que estamos fazendo com esse lixo. Com a industrialização tudo que adquirimos recebemos em embalagens geralmente de plástico que para nada utilizamos e apenas jogamos fora, separando esses resíduos recicláveis dos orgânicos, já damos o primeiro passo para contribuir com o planeta.

Separe o lixo corretamente. Tão importante quanto separar o lixo é separá-lo corretamente. Lave as embalagens plásticas para não sujar outros materiais de forma que inviabilize sua reciclagem. O ideal é separar recipientes diferentes para o descarte de plásticos, papéis e papelão. Importante também separar alumínios e vidros, considerando que o processo de reciclagem desses materiais é diferente e também seu transporte pode acabar ferindo os catadores. Fazendo essa pré-triagem em casa já facilita muito o trabalho nas cooperativas e aumenta o aproveitamento.

Encontre o cooperativa mais próxima. Um dos maiores desafios para implementar a reciclagem no dia a dia é a coleta seletiva de sua cidade. Muitos municípios não possuem o serviço e os caminhões de lixo comuns compactam todos os resíduos descartados e os levam para os aterros. Dessa forma, materiais recicláveis acabam sendo descartados em espaços que deveriam ser destinados apenas para orgânicos – sem considerar que muitos orgânicos podem ser reutilizados para compostagem, por exemplo. Sendo assim, a melhor alternativa é encontrar a cooperativa mais próxima de sua casa e designar seus recicláveis separados diretamente à elas.

Agora que você sabe mais sobre como contribuir melhor para evitar o descarte de resíduos você pode implementar essas ideia em sua casa. Conheça nossas redes sociais e encontre mais conteúdos sobre sustentabilidade como este.