Sobre as Ilhas de Calor

Devido ao crescente grau de urbanização nas grandes cidades, as ilhas de calor aparecem como um fenômeno climático desfavorável. Nesta condição, a temperatura média se apresenta com uma elevação considerável em comparação com regiões rurais ao redor.

Devido a grande concentração de asfalto e concreto, a reduzida quantidade de áreas verdes, o alto índice de poluição e uso de materiais de baixa refletividade, as cidades urbanizadas concentram calor fazendo com que a temperatura média fique acima da média da região.

Efeitos causados pelas ilhas de calor

A presença das ilhas de calor favorecem o fenômeno do aquecimento global. Promovendo as seguintes alterações:

  • Alterações na umidade do ar, do vento e da precipitação (fenômeno relacionado à queda de água do céu, incluindo chuva, neve e chuva de granizo).
  • Alterações da temperatura, pois a construção de prédios cria uma barreira para os ventos não deixando que o calor seja dissipado.
  • Aumento das ondas de calor causado pela substituição da vegetação pelo asfalto e concreto faz com que a radiação solar seja absorvida por estes materiais e convertida em ondas de calor que ficarão armazenadas, em grande parte durante o dia, escapando à noite.

Evitando a formação das ilhas de calor

Por que evitar

As canículas (ondas de calor) provenientes das ilhas de calor provocam o aumento da mortalidade de idosos e doentes com redução da capacidade de termorregulação corpórea e redução de percepção da necessidade de hidratação.

Uma onda de calor muito intensa se abateu em 2003 na Europa. Nos dias de forte calor, mais de 1500 pessoas morreram na França, entre os dias 3 e 14 de outubro de 2003. (Ref.: Abenhaim, 2003)

Medidas que devem ser tomadas

Segue abaixo algumas medidas para evitar a formação de ilhas de calor.

  • Aumento de plantio de árvores nas grandes cidades e criação e preservação de parques e áreas verdes.
  • Controle e redução da emissão de gases poluentes.
  • Uso de materiais de baixa absorção da radiação solar, de alta refletividade.

Ajuda do revestimento térmico

O revestimento térmico Nanothermic 1, atua como tinta térmica e possui base sustentável. Nanothermic 1 é direcionado para o crédito do LEED SS c 7.1 e LEED SS c 7.2, Redução de Ilhas de Calor (Piso Externo e Cobertura).

O intuito dos créditos LEED SS c 7.1 e LEED SS c 7.2 é a redução das ilhas de calor, que é a diferença de temperatura entre áreas urbanizadas e não urbanizadas. Saiba mais sobre as Ilhas de Calor.

Nanothermic 1 reduz o consumo de ar condicionado e gastos com energia. Nanothermic 1 é classificado como Isolante Térmico de Alta Performance de acordo com as normas ASTM C 1549, 1371, 1980. SRI (Índice de Refletância Solar) 99.