Ter uma empresa sustentável está cada vez mais em alta e une os benefícios para o meio ambiente com a economia gerada e boa publicidade. Neste texto, trazemos uma explicação maior do conceito e formas de utilizar a sustentabilidade para pequenas empresas.

O conceito de sustentabilidade

Sustentabilidade se trata da capacidade de desenvolvimento que cumpre com as necessidades atuais, sem comprometer o futuro. Dessa forma, visa utilizar recursos com consciência e equilíbrio ao meio ambiente, sem esgotá-los para as próximas gerações que virão.

Esse conceito parece desafiador, levando em consideração todos os avanços tecnológicos e o consumo desenfreado da sociedade. Exige-se cada vez mais dos recursos naturais que são finitos e o planeta se desgasta.

Porém, com as empresas e sociedade se conscientizando e mudando suas formas de produção e consumo, estamos no caminho certo.

O foco na sustentabilidade para pequenas empresas

Muitas empresas já investem em agir de forma sustentável. Além dos benefícios gerados ao meio ambiente, pesquisas mostram que no Brasil, quase 80% dos consumidores preferem por marcas de se posicionam sobre as questões ambientais.

Existem 4 motivos que mais influenciam as empresas a fim de serem responsáveis ao meio ambiente: preservação ambiental, redução de custos, marketing e cumprimento de legislações. Conforme pesquisas mostram, mais de 85% das pequenas empresas já se comprometem com a sustentabilidade. Enquanto cerca de 55% já aplicam ações isoladas e 30% possuem ações planejadas.

Algumas das ações mais implantadas por essas empresas são: substituir lâmpadas incandescentes por econômicas de LED, separação de resíduos, práticas de economia de água e horários definidos para ligar e desligar equipamentos.

Como implantar sustentabilidade em sua empresa

Já que você possui maior noção sobre o que é sustentabilidade e como as empresas estão aderindo ao conceito cada vez mais, você já pode começar a implantar métodos sustentáveis em sua empresa, conheça algumas dicas de como:

Crie campanhas de estimulo de coleta seletiva dentro da empresa, fornecendo lixos separados para recicláveis e orgânicos em todas as áreas.

Reduza o uso de plásticos e descartáveis, incentive seus colaboradores a terem cada um o seu próprio copo ao invés de descartar um novo a cada parada para o cafézinho. Por exemplo, você pode presenteá-los com uma caneca personalizada da empresa para cada para motivá-los.

Utilize o Nanothermic 1 para revestir o ambiente de sua empresa. Dessa forma, você transforma a superfície em uma película protetora que ajuda a dissipar os raios solares, deixando de criar massas de calor e reduzindo a temperatura interna de seu ambiente. A cada 100 m² pintados com o N1 você deixa de emitir 10 toneladas de CO². E o melhor, nosso revestimento térmico, ajuda a diminuir expressivamente os seus custos com ar condicionado e outros sistemas de refrigeração.

Você pode adquirir o N1 acessando nossa loja virtual ou visitando nosso site para mais informações. Não esqueça também de nos seguir nas redes sociais e conferir nosso blog para mais conteúdos como este.