A sustentabilidade é um assunto que está em pauta e vem sendo cada vez mais discutido no mundo dos negócios e na mídia. Nosso planeta está passando por mudanças aceleradas e, para cuidar do futuro das próximas gerações, é preciso que toda cadeia de produção e consumo seja repensada. Sobre isso, o blog da Nanotech vem destacar os benefícios de ações sustentáveis nas empresas.
Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!Iniciativas sustentáveis são excelentes ações para a sua marca visto que a sustentabilidade está ligada ao desenvolvimento – desenvolvimento esse, que é resultado do crescimento da economia e que requer medidas que protejam aspectos sociais, ambientais e econômicos. De olho nisso, os negócios que pretendem realmente se destacar precisam adotar um conjunto de medidas que os tornem referência em práticas sustentáveis.
Uma organização sustentável é aquela que pensa em um sistema de gestão que combine o lucro com o bem-estar dos colaboradores e de seus consumidores, o uso consciente dos recursos naturais, além de respeitar a preservação do meio ambiente e incentivar seus funcionários a fazerem o mesmo.
Tornar uma produção mais sustentável, otimizar processos e fazer mais com menos recursos: é assim que a busca por sustentabilidade na produção se torna uma porta de entrada para maior eficiência. Para ser efetivo nessa ação, é necessário que a organização adote atitudes éticas e práticas que estimulem o seu crescimento econômico, de modo a reduzir os danos de suas externalidades negativas. Potencializar o uso das embalagens ecológicas, significa melhorar a eficiência logística. Investir em lâmpadas de LED ou em fontes renováveis de energia é pensar em eficiência energética. Reduzir desperdícios e reaproveitar resíduos é aprimorar o rendimento produtivo. No momento em que sua marca promove ações de sustentabilidade, ela envia um sinal positivo ao seu público-alvo, criando conexões fortes e maior recomendação para novos clientes.
É possível gerar mudanças com atitudes simples no dia-a-dia, veja:
• Reciclar o lixo gerado: essa ação não demanda grandes esforços e tampouco altos investimentos. Basta adotar a coleta seletiva, implantando postos de recolhimento, dessa forma, o lixo fica separado em categorias e com cores diferentes: azul: papel/papelão; vermelho: plástico; verde: vidro; amarelo: metal e marrom: resíduos orgânicos.
• Reduzir o uso de descartáveis: eliminar o uso de copos ou qualquer outro tipo de plástico descartável. Cada unidade desse tipo de material leva cerca de 300 anos para se decompor, então a melhor alternativa é substituí-lo. Faça campanhas incentivando o uso de copos de vidro, canecas ou garrafinhas que podem ser lavadas e não descartadas. Dessa forma você reduz a quantidade de lixo e ainda economiza com a compra de copos descartáveis.
• Uso consciente da água e da energia elétrica: o desperdício de água e energia é algo que precisa ser repensado com urgência! Comece com pequenas atitudes, como: usar lâmpadas de LED; desligar equipamentos eletrônicos ao invés de deixá-los no modo stand-by; sempre apagar a luz das salas que não estão sendo utilizadas e usar torneiras automáticas que controlam a saída de água.
• Descarte correto do lixo eletrônico: para essa ação existem algumas soluções. Caso o produto esteja em boas condições considere a doação para ONGs ou pessoas que estejam precisando do aparelho. Se não for o caso, procure por empresas que façam coleta desses produtos ou ainda consulte o fabricante do produto para saber qual o melhor destino para o material. Computadores, impressoras, TVs, celulares e outros dispositivos eletrônicos contém metais pesados que são tóxicos e podem contaminar o meio ambiente. Fique atento!
• Documentação eletrônica: adotar um sistema de documentação eletrônica. Sua empresa reduz o consumo de papel e economiza espaço de arquivo. Se realmente for necessário imprimir, reaproveite os papéis para rascunho e recicle o material que não tiver mais utilidade.
• Esteja em dia com as leis ambientais: é fundamental que sua empresa conheça e cumpra todas as exigências da legislação ambiental. Existem normas e leis ambientais que regem diversas atividades empresariais. Estar em dia com as leis ambientais ajuda a melhorar a imagem da sua organização com clientes, fornecedores e parceiros, além de evitar possíveis prejuízos financeiros decorrentes de multas e condenações.
Ao colocar em prática iniciativas sustentáveis, sua empresa ganha colaborando com um desenvolvimento mais justo e responsável e ainda impulsiona a melhoria de diversos aspectos de seus negócios. Para o mundo corporativo, a sustentabilidade é mais que uma tendência, mas sim uma questão de sobrevivência.