Falar sobre sustentabilidade já é algo comum no Brasil. Com o passar do tempo a sociedade vem se preocupando cada vez mais com o tema e buscando alternativas para contribuir com o meio ambiente. Dessa forma, empresas precisam de posicionar cada vez mais em sua metodologia e produtos para inspirar confiança nos consumidores. Confira dados de pesquisa que mostra o papel da sustentabilidade para o consumidor.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Primeiramente, é importante saber o que de fato é sustentabilidade. Se trata de unir o desenvolvimento econômico e preservação ambiental, utilizando o mínimo de recursos naturais possíveis e garantindo que futuras gerações não sofram com a falta desses recursos. A pesquisa mostra que 84% dos brasileiros temem pelas futuras gerações.

Os dados mostram que a maioria dos brasileiros já mudaram suas rotinas para contribuir com o planeta no dia a dia. 91% dos entrevistados na pesquisa diminuíram seu consumo, e 39% destes consumiram bastante. Praticamente metade lê todos os rótulos no mercado e dão preferência ao transporte público, bicicleta e caminhadas do que utilizar carros. Metade deles também buscam sugerir e implementar práticas sustentáveis em seus trabalhos.

Quando se trata de economizar dentro de casa, cerca de 60% utilizam lâmpadas econômicas, economizam água e energia elétrica. Porém, apenas 11% utiliza fontes de energia alternativa, como energia solar, devido ao custo para instalar essa fonte de energia.

Além disso, apenas 18% utilizam produtos de limpeza menos nocivos ao meio ambiente e 17% fazem o mesmo com produtos de higiene. Muitas medidas destas não são acessíveis para toda a população brasileira, mesmo assim, mais de 60% prefere pagar mais caro para obter produtos naturais.

Na hora de comprar, 62% têm preferência por adquirir produtos sustentáveis e 1/4 destes têm isso como regra. Dessa forma, 37% dos consumidores deixam de comprar produtos ou serviços de empresas que não são sustentáveis. O número não é tão grande, mas é notável que cresce cada vez mais.

Os fatores que mais levam as pessoas a desistirem de utilizar produtos e serviços das empresas são: trabalho escravo (61% desiste de adquirir nesse caso); corrupção, poluição da natureza e e mal histórico com funcionários ocupam juntos o segundo lugar (57% não fecha negócio com essas empresas); e, por fim, empresas que agridem a natureza fazem 54% dos clientes voltarem atrás. Levando isso em consideração, percebe-se que se comprometer com sustentabilidade faz com que os cliente se atraiam mais para sua empresa. 82% afirmar que empresas sustentáveis possuem maior chance de serem contratadas.

Na Nanotech do Brasil sustentabilidade é um tema essencial. Nossos produtos são todos produzidos a base de água e com baixo teor de VOC, evitando agredir o meio ambiente. Além disso, a aplicação de nossos produtos geram grande economia de energia elétrica e ajudam a dispersas massas de calor. Acesse nossas redes sociais e saiba mais.