A redução de emissão de carbono na atmosfera tem sido pauta para empresas no mundo todo com o foco principal em garantir investimentos e atrair novos mercados. O dióxido de carbono (CO²) ou gás carbônico, como também é conhecido, é um composto químico gasoso que provoca desequilíbrio no efeito estufa. Seres humanos, plantas e animais liberam naturalmente esse gás para a atmosfera durante a respiração, mas o que preocupa não é a presença do dióxido de carbono na atmosfera, e sim a alta concentração em que se encontra. Por que a redução de CO² virou foco nas empresas?

redução de co2O gás CO² está presente na atmosfera e é responsável pelo efeito estufa. Anualmente inúmeras pesquisas são realizadas acerca desse tema, elas revelam um aumento constante na emissão deste poluente. Os veículos movidos a combustíveis fósseis (petróleo) são os responsáveis pela emissão desse gás, e mesmo diante disso ainda vemos um número crescente na produção de frotas de carros, dificultando ainda mais a solução dos nossos problemas climáticos. A emissão de CO² ocorre também durante as queimadas, com isso o homem consegue destruir a única forma de eliminar o gás prejudicial da atmosfera, que é através da fotossíntese. As árvores poderiam ajudar a purificar nossa atmosfera, mas são eliminadas pelo desmatamento e/ou queimadas que dão espaço às plantações e pastos para criação de gados. É unanimidade que o maior problema do Brasil com as emissões é o desmatamento.

Por que a redução de CO² virou foco nas empresas?

Fazendo parte desse meio ambiente e sabendo que suas ações geram altos impactos a níveis globais, as empresas têm o dever de se preocupar com o meio ambiente e a sociedade em seu entorno. Algumas companhias vêm empregando medidas para reduzir e compensar as emissões de gases causadores do efeito estufa, fazendo a precificação interna de carbono, descarbonizando as operações e as cadeias de valor e estabelecendo metas de neutralidade climática até 2050.

Para mais, se preocupar em diminuir a emissão de carbono é fundamental para a durabilidade dos negócios, isso porque o uso de mecanismos sustentáveis gera economia, ganho de qualidade de vida, além de causar uma imagem positiva da sua marca, o que consequentemente vai te trazer mais rentabilidade. Muitas empresas estão adotando e desenvolvendo iniciativas para reduzir a concentração de dióxido de carbono na atmosfera e a sua empresa também pode adotar essas práticas.

Se você tem interesse nesse tema e em outros do mundo sustentável, não deixe de acompanhar o nosso blog e redes sociais.